REVITALIZAÇÃO DO EDIFICIO GUASPARI

Localização:  Av. Borges de Medeiros, 262 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS, Brasil
Área: 4.077,60m²
Ano Projeto: 2017
Ano Reforma: 2017
Cliente: Lojas Lebes
Projeto Arquitetônico: Eifler Jr. Arquitetura
Gerenciamento e Coordenação BIM: HUB Arquitetura Integrada
Compatibilização BIM: HUB Arquitetura Integrada
Imagens para Marketing: HUB Arquitetura Integrada
Execução: Engenhosul

Extremamente gratificante fazer parte da equipe responsável pela recuperação e revitalização do Edifício Guaspari, devolvendo á Porto Alegre um prédio que conta a história do centro histórico e da cidade como um todo.

A obra é do arquiteto espanhol Fernando Corona, foi concebido em 1936 e é reconhecido com um dos primeiros símbolos da modernidade em Porto Alegre. Infelizmente desde o final dos anos 1980 esteve fechado, envolto por uma casca metálica que o desfigurou e escondeu da cidade por quase três décadas. O edifício foi tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural em 2008, mas apenas recentemente, na metade de 2017, que foi revitalizado e voltou a funcionar.

A equipe da HUB Arquitetura Integrada ficou responsável por toda construção digital do existente e pela modelagem da nova proposta, alem da compatibilização entre o velho e novo, e todos ajustes que essas incompatibilidades pudessem gerar. Sempre muito complicado trabalhar em preexistências com tamanha importância histórica e cultural, ainda mais nesse caso em que o lote na área central não permitia um canteiro muito maior do que a área do pavimento térreo. O controle total através do modelo BIM fez com que esse canteiro reduzido não fosse um limitante e também permitiu a execução do projeto dentro dos prazos estipulados.